Durante a pandemia da COVID-19 as máscaras são itens essenciais como barreiras de proteção contra o vírus e evitar embaçar as lentes tem sido um desafio para os usuários de óculos de grau.

4 dicas para evitar embaçar as lentes com o uso das máscaras de proteção

Durante a pandemia da COVID-19 as máscaras são itens essenciais como barreiras de proteção contra o vírus e evitar embaçar as lentes tem sido um desafio para os usuários de óculos de grau. O Ministério da Saúde orientou o uso das máscaras de pano, porém tem gerado um desconforto maior devido ao embaçamento das lentes. Isso ocorre devido a espaços onde passam o ar quente da respiração e dificulta o uso dos óculos.

A oftalmologista Keila Cristina Prado separou algumas dicas para evitar embaçar as lentes durante o uso de máscaras. Veja abaixo:

Fita dupla face

Com uma fita dupla face, coloque a fica para aderir a máscara ao nariz em três a quatro pontos. Antes de colocar a fita, deve limpar a pele para retirar a oleosidade, coloque a fita em locais que evitem que o ar ultrapasse pela parte superior.

Guardanapo de papel

Use um pedaço de guardanapo, o ideal é que seja o mais macio possível. Dobre pouco menos da metade e coloque por dentro da máscara, na parte onde encaixa o nariz. Importante ficar bem firme no nariz.

Sabão seco

Com um sabão seco e um paninho de microfibra, aplique o sabão nas lentes, depois passe o pano de microfibra até tirar o excesso e ficar transparente. Basta ajustar os óculos com a máscara.

Higienização dos óculos

Produtos à base de álcool devem ser evitados tanto nas lentes como na armação, pois podem danificar a longo prazo. Água na temperatura ambiente e sabão neutro são ideias para a higienização.